sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O arroz branquinho e soltinho


Então vamos lá, aprender a fazer arroz. É muito simples.
Primeiro, vamos ver os tipos de arroz que você encontra no mercado. Tirando o integral, cujo preparo é diferente, tem dois tipos de arroz "pelados" (calma, nada de sexo. São pelados porque tiveram removida a pele que o arroz integral tem).O mais tradicional é o arroz branco, e o outro é o parboilizado. Este recebe cozimento na pressão ainda antes de ser descascado, e assim alguns nutrientes da pele penetram no amido. O arroz branco só tem amido.Que tipo preparar? Você decide.
Bem, agora que você já escolheu o arroz, vamos ao preparo. Você vai precisar de uma panela, uma chaleira, uma colher grande e uma medida (que pode ser uma xícara de qualquer tamanho). Normalmente uma xícara normal de arroz rende uma porção para duas pessoas.
Como preparar: primeiro, encha a chaleira de água e ponha pra ferver. Quando ela estiver fervendo à vontade, ponha um fio de óleo no fundo da panela que já deve estar em fogo alto e ponha uma xícara de arroz, quando o arroz estiver grudando no fundo da panela acrescente a água fervendo até tampar mais ou menos 1 dedo o arroz, e acrescente também uma colherinha dessas de cafezinho de sal, mexa tudo, tampe e relaxe um pouco, seu arroz já está cozinhando.
Pois é. A água vai diminuindo aos poucos, o arroz vai crescendo... você olha aquilo e se pergunta:Tá, mas não vai virar uma papa? Não. Só vira papa se você ficar mexendo a toda hora.
Tá, e agora a água sumiu, será que é pra desligar? Ainda não. Mesmo que você não veja mais água, ela está sob o arroz e continua o processo de cozimento. Agora é só abaixar o fogo e tampar a panela, mas não deixe a água secar demais, ok?
Tá, e como eu vou ficar sabendo se está pronto? Bem, aí tem várias formas. Você pode arredar um pouco o arroz com uma colher. Ou pode fazer como minha mãe e ouvir o arroz. É, ouvir. Quando a água seca ele começa a fazer sons de estalos, o arroz do fundo começa a secar. É a hora de desligar. Só não deixe estalar demais porque queima.
Uma dica: para aquecer o arroz, basta voltar a panela ao fogo e ir mexendo aos poucos. Como ele tem muita água, não precisa de mais nada. Logo ele está quentinho de novo pro almoço do outro dia.

0 comentários:

Postar um comentário